sábado, 29 de julho de 2017

Fugindo das tarifas bancárias/corretoras



Quando comecei a investir no TD, usei a corretora do banco em que recebo o meu salário, Banco do Brasil. Ainda não tinha muito conhecimento sobre outras corretoras, e para um primeiro momento era cômodo porque quando o salário pingava na conta, já realizava meu investimento.


Porém, aos poucos fui me informando e vi que poderia investir por meio de outras corretoras por um custo menor. O BB, por exemplo, cobra 0,5%, enquanto outras corretoras cobravam menos ou até nem cobram. Aqui tem a tabela com as instituições financeiras e suas taxas administrativas.
Depois de pesquisar, decidi abrir conta na Easynvest, corretora que uso até hoje. Tem uma plataforma fácil e didática e taxas interessantes. Porém, para transferir o dinheiro do salário do BB, teria que realizar um TED ou DOC, o que iria gerar um custo que eu não estava a fim de cobrir.
Nessa mesma época, o Itaú estava fazendo forte propaganda sobre a sua Iconta, e decidir abrir uma conta digital no Itau, pois além de não pagar absolutamente nada, teria uma forma de realizar transferências bancárias sem custos. E foi exatamente o que eu fiz.
Infelizmente, o Itau não está oferecendo mais esse tipo de conta, (veja aqui) o que é uma pena e também estranho, pois me lembro do quanto eles batiam nessa tecla da conta digital, com frases do tipo “vem ser digitau”, “abra a sua conta digital”, etc.
Hoje, a minha principal fonte de renda é o salário que recebo pelo BB, mas também faço alguns bicos que ajudam bastante. Para depositar o dinheiro que recebo pelo BB, eu preciso realizar o saque para depois depositar no Itau. Depois que cai na conta, eu transfiro para a Easyinvest, para finalmente investir no produto que quero.
Pode parecer trabalhoso, mas moro perto de agência dos dois bancos, então consigo sacar em um e depositar no outro bem fácil. No mesmo dia o valor já está na conta do Itau e só transfiro pra Easy.
Além de abrir uma conta digital no Itau, desde abril deste ano eu migrei a minha conta no BB para uma conta com serviços essenciais, sem custos, conforme resolução 3.518/2007 do Banco Central. Fiz isso pois pagava R$11,25 ao mês por um pacote básico, mas estava pagando para não usar ou usar muito pouco dos produtos e serviços oferecidos. Então pra quê ficar dando dinheiro de graça pro banco?
Atualmente estou pensando em também migrar para uma conta digital no BB, pois já faria essas transferências de forma mais rápida. Estou pensando nisso, pois estou querendo fazer alguns ajustes na carteira, e ter mais uma conta digital sem custos com transferências irá facilitar muito. 
Acho importante minimizar os custos com os bancos, pois por mais que pareça ser pouco, R$11,25 de pacote de serviços aqui, um TED de R$8,50 ali, além de outros custos como a tarifa de custódia, pode fazer diferença no final do mês, e é mais assustador quando pegamos e colocamos esses gastos ao ano.
Ficaria então com duas contas digitais, no qual vou poder fazer transferências sem custos, além de não pagar tarifas, e teria uma conta na Easynvest, mas penso em abrir uma conta em outra corretora também.
Gostaria de saber como vocês fazem com relação as tarifas bancárias, e essas transferências para realizar os investimentos. Quais as corretoras que vocês usam, são boas? Também utilizam contas digitais? 

Enfim se tiverem alguma dica será muito bem vinda.

Até a próxima. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário