quinta-feira, 20 de julho de 2017

Viagem USA - Planejamento



Hoje vou falar sobre o planejamento que eu e minha namorada fizemos para a viagem que iremos fazer em setembro para os USA.
Antes de falar do planejamento em si, vale comentar que será a minha primeira viagem internacional. Tenho uma irmã que já mora lá, vai fazer 14 ou 15 anos que não a vejo, e o sonho da minha namorada é conhecer a Disney. Então resolvemos juntar o útil ao agradável, rever a minha irmã depois de tanto tempo e conhecer o rato mais famoso do mundo.



Nós dois somos formados em administração, e já fizemos duas viagens nacionais, pro RJ e SP que foram muito bem planejadas e em consequência muito bem aproveitadas. Talvez essa experiência tenha ajudado no planejamento para a próxima aventura, mas nada que qualquer pessoa com um mínimo de força de vontade consiga fazer.
Começamos a planejar ou sonhar com as férias ainda no ano passado, mas especificamente em janeiro de 2017 e a primeira coisa que quis saber foi o custo de uma viagem dessas. Conversando com pessoas que já foram, além de pesquisar em blogs especializados em viagem, chegamos ao valor de 15k. Nesse valor estaria incluída uma semana em Orlando (Disney e Universal) e mais outras duas semanas com a minha irmã, na Philadelphia, e ainda um passeio de dois dias em Nova York. Na época consultamos os preços das passagens aéreas, parques, e também estipulamos por cima os gastos com alimentação e transporte.


O próximo passo foi determinar em qual mês iríamos, e escolhemos setembro, pois seria mais fácil dos dois pegarem férias, além de ser baixa temporada. Com o mês e o valor total em mente, peguei esse valor total e dividi pela quantidade de meses que faltaria até setembro. Teríamos então 21 meses pela frente, o que daria R$714,00 ao mês para os dois, ou R$357,14 para cada um.
Poupar esse valor por mês foi fácil, pois todos os meses já poupava para fazer os investimentos, só teria que aumentar um pouco mais.
Depois disso fomos atrás do passaporte e do visto. Esses duas etapas são simples, porém geram alguns custos significativos, principalmente se na cidade em que você mora não tem um consulado americano.
O passaporte custou R$ 257,25.
O visto foi R$ 512,00, além do deslocamento para SP. Porém, aproveitamos o fato da obrigatoriedade em ir para SP por causa do visto e já nos programamos para dar umas voltas por lá. Ficamos num apartamento de uma amiga da minha namorada, o que ajudou muito, então só gastamos com a passagem aérea e o deslocamento interno.
Com o passaporte e o visto garantidos, começamos a pesquisar o valor das passagens. Tivemos que comprar as passagens para Orlando e depois para Philadelphia. O Conselho que eu tenho para dar nesse caso é paciência. Tente monitorar os preços. Usamos o Google voos para acompanhar o valor e aguardamos para comprar no momento em que as passagens baixassem um pouco.
Depois disso reservamos um hotel em Orlando, e compramos as entradas dos parques da Disney e Universal. Além disso, tenho comprado dólar desde o mês passado.
Enfim, o que quero mostrar é que é não há necessidade de se endividar todo para fazer uma viajem internacional. Isso só foi possível graças ao planejamento e organização. Fazer uma viagem com um custo de 15k talvez seja irreal para a maioria dos brasileiros, e também seria para mim se não me planejasse antes.
Mas é aí que quem tem um mínimo de educação financeira leva vantagem, pois durante esse período, depositava o valor estipulado por mês no Tesouro Direto (Selic), e fiquei ganhando juros durante esse tempo, em vez de ficar pagando os mesmos juros em prestações.
O melhor de tudo isso é que quando eu voltar, não terei nenhuma prestação, pelo contrário, na verdade a viagem já foi paga dois meses antes, permitindo juntar mais dinheiro para levarmos.
Outro detalhe é que somo adeptos do faça você mesmo. Fizemos tudo sozinhos, pois comprar uma viagem dessas por uma agência de viagens seria mais caro.
Vale ressaltar que o fato da minha irmã morar lá ajudou bastante, pois vou economizar muito em hospedagem e transporte.
Bem, se alguém tiver alguma dica a mais será muito bem recebida, principalmente de quem já esteve por lá.


Até a próxima.

6 comentários:

  1. Pois é, num primeiro momento parece absurdo pensar em gastar 15k para apenas uma viagem, mas o planejamento faz toda a diferença.
    Muito legal vocês planejarem juntos, queria ter tido essa oportunidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A princípio é um valor alto, mas se levar em consideração que estamos juntando dinheiro desde o ano passado e em dois ainda, fica mais fácil, da mesma forma que facolita e muito o planejamento.
      Valeu por comentar, abraço.

      Excluir
  2. Fui pra Miami/Orlando no ano passado, fiz os esquemas de Disney e Universal e posso te falar que vale muito a pena. Muita gente diz "ah é só um parque", mas não é só um parque, é a Disney! Tudo é impressionante! Além do mais Miami é uma cidade massa!

    Foram duas semanas de viagem, fomos em todos os parques da Disney e Universal, compramos muita coisa em Outlet, e o total ficou em mais ou menos 17k pra duas pessoas. Detalhe: na época o dólar estava a R$ 4,15.

    Uma dica que eu vou te dar, que foi algo que me deu um prejuízo enorme, é o seguinte: se for alugar carro, feche negócio pela internet com antecedência e contrate os seguros oferecidos.

    No meu caso, eu fechei o aluguel do carro pela internet, mas não contratei o seguro (me desculpe não lembro exatamente qual é o seguro) pois li em vários blogs que o tal seguro não era obrigatório.

    Chegando lá no aeroporto de Miami o atendente da locadora disse que eu só poderia retirar o carro se fizesse o tal seguro. Insisti de toda forma, mas não teve jeito, tive que fazer o seguro lá no balcão (que é muito mais caro do que fazer com antecedência pela internet), nessa brincadeira o prejuízo foi de uns R$ 1 mil.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem fez questão de ir para a Disney foi a minha namorada, eu nem tando, mas agora, depois de assistirmos vários vídeos no youtube sobre o parque, já tenho uma visão diferente.
      Sobre o carro, depois de fazer alguns orçamentos, decidimos nos deslocar de Uber em Orlando. Ficou bem em conta, e não vamos nos preocupar com esses detalhes que você mencionou. É só abrir o app, chamar o motorista mais perto, fazer o pagamento e deu.
      Já em Philadelphia, minha irmã tem carro, então vamos passear com ela.
      Obrigado pela participação.
      Abraço.

      Excluir
  3. Olá IF,

    Espero que aproveite a viagem.

    Aproveite e abra uma conta no Wells Fargo ou Bank America (não sei se este ainda aceita) para ter uma reserva em dólar.

    Não esqueça do comprovante de residência.

    Depois me conta.

    Abçs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá II.
      Essa ideia de abrir uma conta lá é interessante, dei uma rápida olhada em seu blog e vi que tem bastante informação. Depois com mais calma eu leio tudo.
      Depois da viagem vou contar como foi, o que deu certo e errado.

      Obrigado pela dica, abraço !

      Excluir